
Como era bom, ver meu pai todas as semanas, almoçar com ele todas as semanas...e hoje não tenho mais isso.
Aquela mesa me viu rir muitas vezes com as brincadeiras que só ele fazia, e me viu choras também, com algumas palavras que ele dizia que machucavam, mas sempre admirei meu pai por ele ter me ensinado a almoçar com a família. As vezes eu trocava aquilo por outras coisas banais...mas só hoje vejo o quanto almoçar junto me faz falta. Eu não tenho ideia do quanto isso me ensinou, só sei que me ensinou...a viver e dar valor nas pequenas coisas e, principalmente na família.
Eu lembro como se fosse ontem, do meu pai sentado na cabeceira da mesa, sempre com camisa - ele diz que o almoço é uma hora sagrada e precisa ter respeito, por isso nunca estava sem camisa - sorrindo(só gosto de lembrar dele sorrindo) e dizendo coisas engraçadas, e falando como é bom estar com os filhos reunidos, brincando com a minha irmãnzinha e dando comida pra ela enquanto tentava comer a sua, e lembrando dele dizendo pra mim: Papai está feliz de você está aqui filha." Como eu amo ouvir isso.
Eu tinha isso todas as semanas e não tenho mais agora. Ele morreu? Graças a Deus que não, e espero que isso demore muito a acontecer. Mas agora é só 3 vezes ao mês e, raramente, mais do que isso. Eu sempre valorizei almoçar junto, e confesso que nunca gostei de almoçar sozinha, mas hoje vi na TV, que fazer, pelo menos, uma refeição no dia com a família reunida, reduz o uso de drogas nos filhos. E resolvi escrever porque nunca imaginei que isso fizesse tanto efeito na criação de alguém. Achei que só fizesse efeito na minha, e graças a Deus que faz na de outros jovens. Não sei se eu usaria drogas por não almoçar com meu pai, mas com certeza isso me tirou de muitos lugares e coisas perigosas, me ensinou sobre o amor...e agradeço infinitamente á ele.
Agora preservo mais ainda o que meu pai me ensinou - e ainda ensina - sobre almoçar juntos. Mesmo que eu nunca tenha coragem de dizer isso olhando olho no olho, serei sempre grata e feliz por ele ter me ensinado a dar valor, ainda mais, a minha família e a todos os momentos juntos á mesa. Aquela mesa é um dos meus maiores valores hoje. E levarei isto aos meus filhos, netos e pelo resto da minha vida. E espero que eles também dêem valor como eu dou.
E que todas as famílias se reúnam uma vez ao dia para almoçar, para que seus filhos sejam salvos, das drogas e de tudo o que é ruim. E que não falem coisas ruins, somente almocem como se fosse o ultimo momento de suas vidas, como eu sempre fiz.
Ao meu pai, OBRIGADA. Por todos os momentos reunidos a mesa e pelos sorrisos jamais esquecidos.
Postar um comentário